Você é socialista ainda que não saiba

Você é socialista ainda que não saiba.
Há 30 anos escrevi um livro com o título deste tópico, após ter me demitido da Diretoria da Federação das Indústrias do meu Estado, por não aceitar restrições às manifestações que fazia criticando o governo autoritário de então. Minha concepção de socialismo na época foi reativa às vivências de então, e para o Brasil de hoje sugiro o Socialismo deste Teste.

Faça o teste e verifique!
* A democracia é essencial para se ter liberdade e esta gera desigualdade.
* Quem investiu em si deve ter um retorno correspondente.
* Todos devem ter condições condignas de vida.
* Liberdade de iniciativa pressupõe condições para que seja realizada.
* O direito à propriedade não significa uso da propriedade para exploração do trabalho.
* O lucro é essencial para assegurar o desenvolvimento sustentável.
* Todos devem poder opinar sobre decisões que os atinjam.
* Os representantes eleitos para colegiados dependem da aprovação dos representados.
* Toda movimentação financeira deve ser eletronicamente controlada e visível.
* Não há direito adquirido, e patrimônio mal havido será confiscado.

Caso concorde com as 10 afirmações, certamente você é socialista

domingo, 16 de junho de 2013

Mandatos eletivos sujeitos a voto de confiança .

As novas tecnologias viabilizaram a possibilidade de tomarmos as decisões que nos afetam. Evidentemente é racional a escolha de pessoas que mereçam nossa confiança e que participarão de colegiados nos representando. Assim sendo, os mandatos eletivos terão uma duração definida, mas poderão ser cancelados a qualquer tempo por decisão dos eleitores.

Não há justificativa para que estes colegiados utilizem recursos públicos em montante superior ao que estejamos dispostos a destinar para esse trabalho de representação. Os recursos públicos são fornecidos por nós e temos o direito de decidir livremente sobre a aplicação dos mesmos. Precisamos estabelecer valores pétreos constitucionais que norteiem temas significativos, e este certamente é um deles, pois não podemos aceitar que os interessados definam em causa própria a aplicação do nosso dinheiro.

Da mesma forma, deve ficar bem claro que temos todo o direito de saber como estão votando nossos representantes, para podermos avaliar o desempenho dos mesmos e confirmar, ou não, a delegação que desfrutam.

Certamente representantes condenados por um colegiado de justiça, perdem automaticamente os mandatos que desfrutam e ficam impedidos de concorrer novamente.

Nenhum comentário: